A poluição atmosférica é caracterizada pelas alterações na composição e nas propriedades do ar, tornando-o nocivo, impróprio, ou seja, inconveniente à saúde humana, à vida animal e também aos vegetais.
Durante muito tempo, a humanidade viveu num equilíbrio harmônico com a natureza, devido à baixa densidade demográfica e devido a rotina das atividades desenvolvidas. No entanto, com o aumento acelerado da população, especialmente nas últimas décadas, houve uma ocupação desordenada da superfície da Terra, aliada à explosão econômica e ao grande avanço industrial e tecnológico, ocorreu um grande desequilíbrio na biosfera.
Evolução da população no mundo
O ar é um dos elementos do ecossistema que tem sofrido maiores ataques de poluentes diante de ações tomada pelo homem, principalmente pelas aglomerações urbanas. Ao longo dos últimos anos pôde-se observar enormes conflitos contra a natureza e isso esta atingindo fortemente o ar que respiramos.
Atualmente, a poluição do ar é talvez o problema mais preocupante que deve ser resolvido ou, ao menos, amenizado com urgência, pois caso contrario não será possível continuar com uma razoável qualidade de vida na Terra.
A poluição do ar tem várias fontes e origens.
ORIGENS:
Poluição tóxica
É causada por gases que apresentam toxicidade, como o dióxido de enxofre, encontrado principalmente dos vulcões; o óxido de nitrogênio, resultante da queima de combustíveis energéticos a altas temperaturas; o monóxido de carbono, encontrado nos veículos automotores, e outros gases em menor escala, mas igualmente tóxicos.
Emissões de partículas
Que são liberadas pelas queimas de qualquer natureza e que contribuem para a alteração da composição do ar, entre as quais destacam-se as poeiras, a fumaça e o vapor d'água, emitidos pelas chaminés, e as fuligens, resultantes da deficiente combustão da lenha, carvão ou do gás, que são eliminados pelas industriais.
Distribuição média do vapor d'água em diferentes altitutes médias.
Trituração das rochas
Especialmente as fosfáticas, para a produção de fertilizantes, é eliminado o flúor, que é muito tóxico, quando em altas concentrações. Muitos desses elementos ou a combinação de alguns deles causam doenças como bronquite, asma e irritações no aparelho respiratório das pessoas, razão pela qual, em regiões que existem intensas poluições aéreas, a população tende a ter esses tipos de doenças.
FONTES:
- Grandes empreendimentos industriais
Embora aplicando eficientes medidas preventivas, ainda causam intensa poluição na atmosfera. Nesse aspecto, é importante observar que os complexos industriais normalmente têm localização pontual, o que permite um controle adequado
- Residências e pequenas indústrias
Que usam lenha ou carvão para suas atividades, ao emitirem fumaça, poeiras e óxido de enxofre.
- Veículos automotores
Nas cidades de todos as países do mundo, liberando grandes volumes de monóxido de carbono, chumbo, partículas sólidas, óxido de nitrogênio e outros.
Aspecto da poluição do ar causada pelo tráfego de veículos automotores
- Prática permanente de queimadas de florestas e campos resíduos agrícolas e os incêndios
Em geral além de contribuírem para a diminuição da fertilidade do solo, causam grande poluição do ar.
- utilização de clorofluorcarbono através de sprays
Refrigeradores e aparelhos de ar condicionado ajuda fortemente na poluição, atingindo principalmente a camada de ozônio da atmosfera.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário