domingo, 24 de maio de 2009

Consequências

As Chuvas Ácidas

As chuvas ácidas formam-se com a libertação de dióxido de enxofre e de óxido de azoto (provenientes de fábricas e automóveis) para a atmosfera. Esses gases que foram liberados para a atmosfera são levados pelos ventos para as nuvens.

A combinação destes gases com o oxigênio e o vapor de água contido nas nuvens, dá origem a ácido sulfúrico e ácido nítrico, ou seja, formam-se as chuvas ácidas.


Com a precipitação, as chuvas ácidas originam a acidificação dos solos, que vai prejudicar a agricultura e as espécies de árvores e plantas que vão nascer. Outra consequência é a destruição da vegetação e a contaminação da água, que é muito prejudicial para a vegetação assim como para os animais.


As chuvas ácidas embora afetem mais as regiões industrializadas da América do Norte (EUA e Canadá) e da Europa (Alemanha , Áustria, Polónia, República Checa, Escandinávia), devido à emissão de dióxido de enxofre e à queima de petróleo e carvão,são um problema global visto que os ventos transportam as partículas poluentes.



O Efeito de Estufa


Uma das consequências da poluição atmosférica é o Efeito de Estufa. O sol é constituído por radiações ultravioletas, infravermelhos, entre outras que atravessam a atmosfera, mas nem todas chegam à superfície, pois a mesma absorve, difunde e reflete parte dessa radiação (função de filtro).

A crescente emissão de dióxido de carbono é prejudicial, pois o CO2 permite a passagem da radiação solar para terra mas depois funciona como uma barreira, não deixando sair o calor que é refletido pela superfície terrestre, então o calor fica concentrado formando o Efeito de Estufa.

Este fenômeno atinge mais os países desenvolvidos, por serem os maiores emissores de dióxido de carbono.

Na atualidade as regiões menos desenvolvidas e industrializadas também são afetadas por este problema, devido à queima das florestas tropicais e fenômenos naturais (erupções vulcânicas). Este processo tem duas consequências:

» O aquecimento global do planeta, o que pode provocar a fusão do gelo das regiões polares e a subida dos oceanos, com a submersão das regiões litorais.

» Alterações climatéricas que poderão acelerar o avanço da dos desertos (desertificação).


A destruição da camada de ozônio


A existência de ozônio na estratosfera é vital para a Terra, pois absorve grande parte da radiação ultravioleta. Ela é assim indispensável, protegendo-nos do excesso de radiação ultravioleta, embora ao nível do solo seja prejudicial para a saúde e para o ambiente.

A destruição da camada de ozônio provocada pelo cloro origina variações do clima (aquecimento global) e poderá acabar com a vida na terra.

Tem-se assistido à destruição dela, ou seja, o aumento do “buraco” na camada, esta situação é mais preocupante nos pólos pois corre-se o risco de derreter os pólos, aumentando desta forma o nível médio das águas do mar.

Atualmente tenta-se substituir os CFC (muito prejudiciais para a camada de ozônio), por outros que não provoquem danos ambientais, pois se a camada de ozônio é destruída será o fim da vida na terra.

O Smog


As condições geográficas e meteorológicas também são muito importantes para o agravamento ou diminuição do efeito da poluição do ar.

O “Smog” define-se como uma combinação de fumo e de nevoeiro em áreas urbano-industriais.

O Smog surge em situações de nevoeiro, a sua formação é favorecida pelos focos de poluição, que aumentam o número de núcleos de condensação (poeiras ou partículas diversas) na atmosfera saturada ou quase saturada.

As consequências do Smog são:

- A inversão térmica, ou seja, o aumento da temperatura durante o dia, e em condições de grande arrefecimento nocturno.

- O Smog provoca directamente nas pessoas asma, bronquite, problemas respiratórios e cardíacos.

- A concentração de fumos à superfície.


Alterações Climáticas

Durante as últimas décadas o homem tem transformado as paisagens e a própria natureza:

A poluição atmosférica está a conseguir alterar o clima do planeta

ê

ê

ê

ê

Aumento do Efeito de estufa

Aumento global das temperaturas

Degelo dos
calotes

Subida do nível das águas do mar

Toda esta cadeia de problemas põe em perigo

O planeta e o próprio homem

ê

Destruição das florestas tropicais

ê

Também tem contribuído para as alterações climáticas e para o avanço

dos desertos (desertificação).

ReReferências bibliográfica: http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/geografia/geografia_trabalhos/poluicaoatmosferica.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário